Sejam bem vindos!

"Deixe a energia do som te levar
A vibe positiva solta pelo ar"
(
Alexandre Carlo - Natiruts Reggae Power)


Música

♪ Buffalo Soldier - Bob Marley

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

James Brown: O CRIADOR DO FUNK

James Joseph Brown,ou simplismente James Brown, conhecido também como "Mr. Dinamite", nasceu em Barnwell, Carolina do Sul em 3 de Maio de 1933.
 É cantor, compositor e produtor musical norte-americano reconhecido como uma das figuras do século XX mais influentes na música. Foi o principal impulsionador da evolução do gospel e do rhythm and blues para o soul e o funky, sendo a invenção deste último gênero creditada a ele. Brown mudou a ênfase rítmica 2:4 do soul tradicional para uma ênfase 1:3, anteriormente associada com a música dos brancos - porém com uma forte presença da seção de metais. Com isto, a batida 1:3 virou marca registrada do funk 'tradicional'. A gravação de Brown feita em 1965, de seu sucesso "Papa's Got a Brand New Bag" normalmente é considerada como a que lançou o gênero funk, porém a música Outta Sight, lançada um ano antes, foi claramente um modelo rítmico para "Papa's Got a Brand New Bag." Ele também deixou sua marca em outros gêneros musicais, incluindo rock, jazz, reggae, disco, no hip-hop e na música dançante e eletrônica em geral.
Brown teve uma vida complicada: foi abandonado, aos 4 anos de idade, por seus pais e deixado aos cuidados de parentes e amigos. Cresceu nas ruas de Augusta (Geórgia), onde cantava e dançava para pagar por sua vaga no quarto de um bordel. Abandonou a escola aos quinze anos e entrou no grupo de música gospel "Three Swanees", tocando bateria e cantando rhythm and blues.
Aos 16 anos, passou três anos em um reformatório por roubar carros.
Sua carreira de músico profissional iniciou-se em 1953, atingindo a fama no fim da década de 1950 e início da década de 1960, graças à força de suas performances ao vivo e a uma seqüência de grandes sucessos. Gravou mais de cinqüenta discos e teve mais de 119 singles nas paradas de sucesso. Todos os discos que ele gravou entre 1960 e 1977 ficaram entre os top 100. Gravou mais de oitocentas canções durante sua carreira. Entrou no Hall da Fama do Rock and Roll e recebeu um prêmio Grammy pela carreira musical, em 1992.
Brown costumava trocar de terno uma dúzia de vezes durante um show e dançava freneticamente no palco. Condenado a seis anos de detenção, cumpriu metade da pena. Em 1991, depois de libertado, recomeçou sua carreira artística. Além de lançar discos e fazer shows, construiu também um império de negócios, incluindo várias estações de rádio e sua própria empresa de produções. Tinha uma grande frota de carros caros e um avião. Durante sua vida, ganhou fama de ser o homem que mais trabalhava na área artística.
James Brown morreu aos 73 anos em 25 de dezembro de 2006, em Atlanta, Geórgia, EUA, após internação devido a uma severa pneumonia. Até o dia 5 de fevereiro, 40 dias após a sua morte, seu corpo ainda não tinha sido sepultado em virtude da ferrenha disputa entre os seus diversos supostos herdeiros.

EVENTO REGIONAL:

   Como parte do nosso trabalho aqui no blog é falar, e mostrar sobre o Reggae e o funk, nada melhor do que informar nossos visitantes sobre eventos a respeito do tema.
   Sendo assim, aqui está o folheto de divulgação da festa de Edson Gomes e convidados, que acontecerá em Maracás- Ba no dia 13 de novembro na Estação do Forró.
   Vale a pena conferir esse legítimo show de Reggae Music!


Nomes do Reggae Nacional: Edson Gomes



    
   Nascido em Cachoeira, a 120 km de Salvador, Edson Gomes pensava em ser um craque de futebol. Aos 16 anos, porém, a tendência musical foi mais forte e ele abraçou a carreira artística, ao ganhar o 1º lugar em um festival estudantil do colégio estadual de sua cidade natal. A música era "Todos Devem Carregar Sua Cruz". As dificuldades do inicio da carreira fazem o jovem Edson Gomes abandonar os estudos e lançar-se no mercado de trabalho.
   Edson parte para São Paulo em 1982 e se emprega no setor de construção civil. Paralelamente, o cantor tece seu caminho musical: grava um compacto simples, como melhor intérprete do Festival Canta Bahia, e um outro pelo Troféu Caymmi, quando ganhou com a musica Rasta.
   Seis anos depois, em 1988, gravou o disco Reggae e Resistência, de onde saiu seu primeiro hit nacional: a romântica Samarina. Nesse trabalho já estava delineado seu estilo: um roots reggae engajado, profundamente inspirado por Bob Marley e Jimmy Cliff. Foi o primeiro disco lançado pela EMI (Electric and Musical Industries Ltd).
   Em 1990, lança seu segundo disco, Recôncavo. Em 1992, sai o terceiro LP, Campo de Batalha. O sucesso se espalha pelo Nordeste e pelo Brasil. Em 1996, Edson abre o show de Alpha Blondy em Salvador, onde tocou para quase 22.000 pessoas que cantaram suas musicas. Foi o maior evento de reggae do ano na Bahia.
  O quarto disco, "Resgate fatal", chega em 95, com sucesso absoluto de vendas e de rádios, emplacando a canção Isaac. Apocalipse, lançado em 1999, traz músicas contundentes como Camelô , O país é culpado e Apocalipse; porém, Edson explora seu lado romântico em canções como Perdido de Amor , Amor Sem Compromisso, Me Abrace e outras. Seu mais recente álbum foi lançado no ano passado e se chama "Acorde, Levante e Lute".
   No mesmo ano de 1999, Edson deixa a gravadora EMI, que resgata os sucessos antigos do reggaemen, lançando-os na coletânea dupla Meus Momentos, com grande aceitação do público.
   O cantor tem uma legião fiel de seguidores, devido aos dramas sociais do cotidiano, embora não tenha uma grande fama nacional, devido a suas críticas a vários setores da sociedade. Em 2001, lançou seu primeiro disco independente, Acorde, Levante e Lute.
   Seu trabalho mais recente é Ao Vivo em Salvador, seu primeiro CD e DVD ao vivo, em Salvador, Bahia, dezembro de 2005.

Funk carioca: DJ Marlboro


DJ Marlboro (nascido Fernando Luís Mattos da Matta, Rio de Janeiro, 3 de janeiro de 1963) é um DJ, compositor e empresário brasileiro, tido como o criador do estilo musical conhecido como "funk carioca", uma fusão de funk norte americano, de hip hop, de electro e de música popular brasileira, com suas composições e letras em português, além de produções e lançamentos de cantores brasileiros na primeira coletânea do estilo "Funk Brasil 1989", pela gravadora PolyGram (atual Universal Music Group). Ultimamente tem-se apresentado na Europa e nos Estados Unidos da América divulgando o rítmo que tem vindo a ganhar destaque mundial graças a compilações como "Rio Baile Funk - Favela Booty Beats", "Slum Dunk presents Funk Carioca" ou "Favela on Blast" do estadunidense Diplo da Ninja Tune.

DJ Marlboro Começou sua carreira em 1977, quando fazia festas na época chamadas de hi-fi, ainda amador e interessado se dedicava inteiramente a fazer as festas americanas, 15 anos e qualquer local onde precisasse de Dj, em 1980 se proficionalizou, fez seu primeiro baile em um clube chamado New Saveiro em Lagoinha numa equipe chamada Som 2000 DJ Marlboro começou a se tornar conhecido nacionalmente quando venceu o Campeonato Brasileiro de DJs, em 1989, atualmente já expande seus domínios e colhe críticas positivas no exterior. Em junho de 2003, participou do "Summer Stage" , no Central Park, tornando-se o primeiro DJ convidado a tocar na história do festival. Depois disso ainda fez shows em Nova Jersey, Chicago e Boston.
Um dos pontos altos de sua carreira é a edição de 2003 do "Tim Festival" e do "Nokia Trends" que impulsionou definitivamente sua carreira no Brasil entre a elite - nos subúrbios e favelas do Rio ele já era muito respeitado há bastante tempo.
Marlboro teve também destaque no maior festival eletrônico da Espanha, o "Sónar", em junho de 2004. Apresentou-se em Londres, durante a mostra "Brasil 40 degrees". Ainda no mesmo ano, Marlboro registra três apresentações pelos Estados Unidos da América, além de passagens por países como França, Inglaterra, Alemanha, Croácia, Eslovênia, Países Baixos e Colômbia. Ele também foi um dos responsáveis por lançar o grupo de funk Copacabana Beat no inicio da década de 90.
Hoje ele mantém bailes nas comunidades e casas de shows do Rio de Janeiro, e apresenta o programa Big Mix, líder de audiência no Brasil desde 2002 na radio FM O Dia (após passagens pela Manchete FM [Onde o programa ainda chamava-se Top Mix], RPC FM, Tropical FM, 94FM e Rádio Popular FM) tendo média de 400 mil ouvintes por minuto. Em 12 de janeiro de 2009, o programa Big Mix estreou na Rádio Beat98, antiga Rádio 98 FM. Ele também escreve uma coluna semanal para o jornal O Dia, e é editor responsável de uma revista mensal. Além disso, lança CDs de grandes nomes do funk por sua própria gravadora, num total de 74 títulos já lançados.
Marlboro mora no Rio de Janeiro onde promove eventos beneficentesao longo do ano com arrecadação voltada para instutições e pessoas carentes, como por exemplo, o "Baile do Material Escolar", o "Baile do Agasalho" e o "Baile do Brinquedo".
Marlboro já participou de filmes, videoclipes e minisséries de artistas brasileiros. Sua trajetória está registrada nos livros "Cidade Partida", de Zuenir Ventura; "O Mundo Funk Carioca", de Hermano Viana; "Abalando os Anos 90", de Michel Herschmann. Além disso, ele também já lançou dois de sua própria autoria: "Funk no Brasil – por ele mesmo" e "Aventura do Dj Marlboro pela Terra do Funk".

Gentileza

Ja tínhamos falado sobre a prova Gentileza, e ela já está pronta faz tempo. Ontem entregamos o vídeo aos coordenadores, e agora vocês já podem conferir:

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Reggae Brasil: Adão Negro


A banda Adão Negro foi fundada em meados do ano de 1996. Dois anos mais tarde, gravou seu primeiro disco, Adão Negro, o qual seria lançado somente em 2000. Impulsionado pela força da pirataria, o grupo começou a tornar-se conhecido nas grandes capitais do país, devido ao registro do show que reuniu 25 mil pessoas no Costa Verde, clube localizado na orla de Salvador, resultando no disco pirata da banda mais divulgado no país, chamado "Adão Negro no Costa Verde". 
A partir do ano de 2000, a banda começa a incluir na agenda cidades de diversos estados brasileiros desde Fortaleza a Porto Alegre, dividindo o palco com grandes nomes da música nacional como Planet Hemp, Natiruts, Cássia Eller, Capital Inicial, entre outros, além dos ícones internacionais do reggae como Israel Vibration e Alpha Blondy.
Em 2004, a banda muda-se para São Paulo, viabilizando pequenas turnês pelo sul do país. Em 2007, a banda lança do disco Pele Negra, co-produzido pelo renomado produtor jamaicano Clive Hunt e pelo roqueiro baiano Marcio Mello. O disco foi lançado para um publico recorde de 25 mil pessoas no festival Tributo a Bob, em Salvador, junto com o reggaeman mundialmente conhecido Lucky Dube, que seria tragicamente morto meses mais tarde na África do Sul. Em poucos meses, o Pele Negra tornou-se o mais bem sucedido da carreira do Adão Negro.


domingo, 24 de outubro de 2010

Curiosidades do Funk

Curiosidades do Reggae











Um ícone do Reggae: Bob Marley.


       Robert Nesta Marley, mais conhecido como Bob Marley foi um cantor, guitarrista e compositor jamaicano, o mais conhecido músico de reggae de todos os tempos, famoso por popularizar o gênero. Grande parte do seu trabalho lidava com os problemas dos pobres e oprimidos.
   Bob Marley nasceu em 6 de fevereiro de 1945 em Saint Ann, no interior da Jamaica, filho de Norval Sinclair Marley, um militar branco, capitão do exército inglês e Cedella Booker, uma adolescente negra vinda do norte do país. Bob teve uma juventude muito difícil, e isso o ajudou a ter personalidade e um ponto de vista bastante crítico sobre os problemas sociais.
   Marley começou suas experimentações musicais com o ska e passou aos poucos para o reggae enquanto o estilo se desenvolvia. Marley é talvez mais conhecido pelo seu trabalho com o grupo de reggae The Wailers, que incluía outros dois célebres músicos, Bunny Wailer e Peter Tosh.
   O trabalho de Bob Marley foi amplamente responsável pela aceitação cultural da música reggae fora da Jamaica. Ele assinou com o selo Island Records, de Chris Blackwell, em 1971, na época uma gravadora bem influente e inovadora. Foi ali, com No Woman, No Cry em 1975, que ele ganhou fama internacional.
   Bob Marley deixou a Jamaica no final de 1975 e foi para a Inglaterra, onde gravou os álbuns Exodus e Kaya e onde também foi preso pela posse de um cigarro de maconha. Ele lançou a música Africa Unite no álbum Survival em 1979, e então foi convidado a tocar nas comemorações pela independência do Zimbabwe em 17 de abril de 1980.
   Bob Marley era adepto da religião rastafári. Ele foi influenciado por sua esposa Rita, e passou a receber os ensinamentos de Mortimer Planno. Ele servia de fato como um missionário rasta, fazendo com que a religião fosse conhecida internacionalmente. Em suas canções Marley pregava irmandade e paz para toda a humanidade.
   Marley era um grande defensor da maconha, usada por ele no sentido da comunhão, apesar de que seu uso não é consenso entre os rastafáris.
   Em julho de 1977 Marley descobriu uma ferida no dedão de seu pé direito, que ele pensou ter sofrido durante uma partida de futebol. A ferida não cicatrizou, e sua unha posteriormente caiu; foi então que o diagnóstico correto foi feito. Marley na verdade sofria de uma espécie de câncer de pele, chamado melanoma maligno, que se desenvolveu sob sua unha. Os médicos o aconselharam a ter o dedo amputado, mas Marley recusou-se devido aos princípios rastafaris que diziam que os médicos são homens que enganam os ingênuos, fingindo ter o poder de curar. Ele também estava preocupado com o impacto da operação em sua dança; a amputação afetaria profundamente sua carreira no momento em que se encontrava no auge (na verdade, a preocupação de Bob Marley era quanto à amputação de qualquer parte de seu corpo, seja o dedo do pé ou suas tranças. Para os seguidores dessa religião/filosofia, não se deve cortar, aparar ou amputar qualquer parte do corpo). Marley então passou por uma cirurgia para tentar extirpar as células cancerígenas. A doença foi mantida em segredo do grande público.
   Marley se converteu ao cristianismo antes de morrer ele teria descoberto muitas coisas semelhantes entre o rastafarianismo e o cristianismo e decidiu então que seu corpo deveria ser cuidado. O próprio Ziggy seu filho ainda tenta espalhar o legado de seu pai, com ideais e raízes do rastafarianismo e do reggae, mas com um entendimento cristão.
   O câncer espalhou-se para seu cérebro, pulmão e estômago. Durante uma turnê no verão de 1980, numa tentativa de se consolidar no mercado norte-americano, Marley desmaiou enquanto corria no Central Park de Nova Iorque. Isso aconteceu depois de uma série de shows na Inglaterra e no Madison Square Garden, mas a doença o impediu de continuar com a grande turnê agendada.      
  Marley procurou ajuda, e decidiu ir para Munique para tratar-se com o controverso especialista Josef Issels por vários meses, não obtendo resultados.
  Um mês antes de sua morte, Bob Marley foi premiado com a Ordem ao Mérito Jamaicana. Ele queria passar seus últimos dias em sua terra natal, mas a doença se agravou durante o vôo de volta da Alemanha e Marley teve de ser internado em Miami. Ele faleceu no hospital Cedars of Lebanon no dia 11 de maio de 1981 em Miami, Flórida, aos 36 anos.

Funk

    Independente do gênero musical, as canções elas tem o poder de tocar e marcar a vida de milhões de pessoas. Com o Funk não é diferente, o Funk nada mais é do que um gênero musical com um estilo bem característico da musica negra norte- americana.
   Os músicos norte- americanos primeiramente chamavam de Funk a musica com um ritmo suave. Posteriormente passaram a denominar assim aquelas com um ritmo mais intenso, agitado, orientado por frases musicais repetidas (riffs).
   O Funk deriva de outros ritmos, porem foi com a inovação de James Browm em meados dos anos 60 que o Funk passou a ser considerado um gênero distinto.
  Esse gênero musical aos poucos foi se espalhando e não ficou restrito só aos EUA, Florida e Miami ele tomou uma dimensão maior aqui no Brasil quando chegou ao Rio de Janeiro, onde atualmente é conhecido como Funk Carioca.
  O Funk ganhou espaço na mídia brasileira há pouco menos de uma década, embora sua história tenha quase trinta anos, o nascimento deste ritmo, como a de muitos outros no Brasil, está intimamente ligado aos Estados Unidos.
  Aqui no Brasil nos anos 70 eram realizados bailes Black, soul e shaft, com o tempo os DJs foram buscando novos ritmos de musicas negras, dando origem aos bailes Funks. O Funk  Carioca tem uma influencia direta do Miami Bass e do Freestyle.
  Além do Brasil e os EUA o Funk ganhou espaço na Europa quando foi eleito uma das grandes sensações do verão Europeu de 2005 e foi base de um sucesso da cantora inglesa MIA, “Bucky Done Gun”.
  Assim como todas as outras musicas, o Funk começou a ter um propósito em relação aos acontecimentos tematicos do mundo e foi a partir da década de 1990 que o Funk começou a formar sua identidade própria. As letras retratavam o dia – a – dia das comunidades e abordavam a violência e a pobreza das favelas, ao mesmo tempo em que as musicas abordavam o cotidiano das classes baixas, alguns bailes começaram a ficar mais violentos e ser palco de “brigas de galeras”. A pressão da policia, da imprensa e a criação de uma CPI na Assembléia do Rio de Janeiro acabaram com a violência em grande parte dos bailes, ao mesmo tempo em que as musicas se tornaram mais dançantes e as letras mais sensuais.
  Após uma “conscientização” em relação às brigas, as musicas passaram a pedir paz, criticar os problemas existentes das favelas, ressaltar a figura feminina, da origem a letras sensuais e mostra sua verdadeira identidade porque como fala uma das musicas mais tocadas e ouvidas do Funk: “É SOM DE PRETO DE FAVELADO, MAS QUANDO TOCA NINGUEM FICA PARADO”.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

O nosso Clipe

Falamos sobre a prova do VideoClipe né? Então, nosso vídeo já foi entrege, e já esta aqui para que vocês possam conferir!
Antes de mais nada, gostaríamos de dizer que realizar essa prova foi algo muuito divertido e gratificante! E claro, nos apaixonamos pelo resultado. Não é, nem de longe, o melhor vídeo de todos os tempos, mas é muito importante, pra cada um de nós, sabe que fomos nós que fizemos e, por isso, é o vídeo mais lindo de todos!

Erros de gravação do VideoClipe

Vejam um pouco do trabalho que essas pessoas dão pra gravar um vídeo:
 

Bastidores: Os intervalos dos ensaios

Veja o que rola quando o nosso coreógrafo dá um tempo:

terça-feira, 19 de outubro de 2010

O dia da apresentação da camisa

Tá ficando tudo perfeeeito!

Os nossos ensaios estão ótimos! 
Todo mundo se esforçando e a coreografia ta liinda! Nosso coreógrafo também é show! 
Amanhã tem mais ensaio e vamos filmar algumas partes e tirar algumas fotos pra vocês verem como a turma ta empenhada!
Ainda hoje vamos colocar um vídeo que a gente fez no dia da apresentação da camisa. E se o computador aqui cooperar, colocaremos um do que a gente faz nos intervalos dos ensaios e nas reuniões.

domingo, 17 de outubro de 2010

Fotos: Os piores (e mais engraçados) momentos - Parte II

Mais fotos de "surpresa" pra vocês.
Aí vocês vêem direitinho









Chay diz: Tira foto do buraquinho do meu nariz!


Fotos: Os piores (e mais engraçados) momentos - Parte I

Bom, gente, não poderíamos deixar de postar aqui as fotos mais sem noção que a gente tira quando se reúne para fazer qualquer coisa da gincana.

Eu, Maytta, como responsável pelo blog, e como fotógrafa oficial dos momentos mais estranhos e engraçados da turma, sei que vou levar a maior bronca por causa dessas fotos, mas eu não resisti, e resolvi deixar que vocês, leitores do nosso blog, vejam tudo o que a gente apronta nas nossas reuniões.






Fotos: A camisa






Fotos: gravação do clipe

Bom, aqui estão algumas fotos dos bastidores das nossas gravações. Nosso clipe já estava pronto, mas resolvemos fazer outro, pra ver se ficava melhor. Logo que o vídeo for entregue aos coordenadores, postaremos qui no blog também para que vocês possam conferir.