Sejam bem vindos!

"Deixe a energia do som te levar
A vibe positiva solta pelo ar"
(
Alexandre Carlo - Natiruts Reggae Power)


Música

♪ Buffalo Soldier - Bob Marley

terça-feira, 5 de outubro de 2010

A gincana



Mais um ano de gincana no Colégio Dimensão e na Escola Tempo Feliz. Depois da última, em 2009, com o tema Cinema: A arte em cartaz, qual poderia ser o próximo tema para uma nova gincana?
A música. Exatamente! Após discutirem sobre as várias possibilidades e de, até mesmo, criarem uma gincana completa sobre outro tema, os idealizadores –e também coordenadores do evento– Professor Leonardo Ribeiro e Professora Lina Mara Matos decidiram mudar.
A nova escolha foi música. A música tem o poder de abrir caminhos, extravasar alegrias, espantar tristezas, e por estes e outros motivos é que a Escola Tempo Feliz e o Colégio Dimensão escolheram como tema da gincana 2010 a tão conhecida frase “Quem canta seus males espanta!”
A forma mais antiga dessa expressão é encontrada no livro Geórgicas, de Virgílio, escrito entre 37 e 30 a.C. No original, ela diz: “quem chora ou canta fadas más espanta”. A palavra “espanta” vem do latim “expaentare”, uma derivação de “expaventare” que significa assustar. Não se sabe ao certo como a frase encurtou, mas acredita-se que tenha sido por causa de Dom Quixote, o personagem de Miguel de Cervantes, que dizia: “quien canta sus males espanta”.
A realizar-se nos dias 29 e 30 do mês de outubro de 2010, a gincana proporciona aos participantes, idealizadores, coordenadores, colaboradores e espectadores do evento a conhecer o universo dos estilos musicais.
Forró, Axé, Rap/Hip-Hop e Samba/Pagode foram os estilos sorteados para as turmas de 5ª à 8ª séries, enquanto  Reggae/Funk, MPB/Bossa Nova e Rock/Pop rock ficaram para as turmas do Ensino Médio (1º à 3º ano).
Por meio de sorteio nós, alunos do 3º do Colégio Dimensão ficamos com os estilos musicais Funk e Reggae, dos quais deveremos explorar o ritmo, a origem, a musicalidade, os principais personagens e sua influência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe um comentário dizendo o que achou do nosso blog. Volte sempre!