Sejam bem vindos!

"Deixe a energia do som te levar
A vibe positiva solta pelo ar"
(
Alexandre Carlo - Natiruts Reggae Power)


Música

♪ Buffalo Soldier - Bob Marley

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

O Reggae


  A fusão entre o desenvolvimento do ska e do rocksteady e um estilo rítmico caracterizado pela acentuação no tempo fraco, conhecido como skank,  resulta em um compasso dançante e suave, porém com uma batida bem característica: o reggae.
Tendo suas origens na Jamaica no final da década de 1960, o reggae apresenta-se como uma mistura de vários estilos e gêneros musicais (sendo a guitarra, o contrabaixo e a bateria os instrumentos musicais mais utilizados nesse estilo), e proporciona aos "seguidores" do estilo não apenas uma forma de diversão e entretenimento, mas uma visão critica e reflexiva da sociedade atual.
O reggae recebeu, em suas origens, uma forte influência do movimento rastafári, que defende a idéia de que os afrodescendentes devem ascender e superar sua situação através do engajamento político e espiritual.  Daí então percebe-se a sua grande preocupação em falar de questões sociais, principalmente dos jamaicanos, além de destacar assuntos religiosos e problemas típicos de países pobres (desigualdade, preconceito, fome e outros problemas sociais).
A evolução do Reggae só foi possível graças as seus grandes representantes, tais como: Delroy Wilson, Bob Andy, Burning Espear e Johnny Osbourne, e as bandas The Wailers, Ethiopians, Desmond Dekker e Skatalites. Mas somente a partir da década de 1970, é que o reggae toma corpo com cantores que ganham o mundo da música. Dentre eles Jimmy Cliff e Bob Marley tornam esse ritmo um estilo musical de sucesso no mundo todo.
No Brasil, na década de 1970 músicos como Gilberto Gil e Jorge Ben Jor foram influenciados pelo estilo musical jamaicano. Posteriormente influenciando no surgimento de vários músicos e bandas como, por exemplo, Cidade Negra, Alma D'Jem, Tribo de Jah, Nativus e Sine Calmon & Morro Fumegante.
Diante disso não se pode restringir o reggae ao seu estilo contagiante: é necessário levar em conta o seu fator "conscientização", sempre presente em suas letras, assim como a mensagem transmitida como símbolo de força e coragem que amplia os nossos horizontes e “abre as mentes” em relação à realidade atual do mundo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela visita! Deixe um comentário dizendo o que achou do nosso blog. Volte sempre!